Espelho volátil
140x110cm
óleo sobre tela
Mirror volatile
oil on canvas
130x110cm
óleo sobre tela
Bed of the dead
oil on canvas
Mantos
140x120cm
óleo sobre tela
Cloaks
oil on canvas
130x110cm
óleo sobre tela
Heads Kiwakiutl
oil on canvas
130x110cm
óleo sobre tela
Hourglasses
oil on canvas
120x100cm
140x110cm
óleo sobre tela
Confluence of marking symbols for periodic
oil on canvas
Kosmofonia 3 sentidos
50x50cm
papel
Kosmofonia 3 senses
paper
50x50cm
papel
Kosmofonia 3 senses
paper
50x50cm
papel
Spears Siona
paper
75x75cm
papel
Shields
paper
Zoólitos
140x110cm
óleo sobre tela
Zoólitos
oil on canvas
140x110cm
óleo sobre tela
Zoólitos
oil on canvas
Armas e máscara
240x100cmóleo sobre tela
Weapons and mask
oil on canvas
50x100cm
75x100cm
papel
Totems / Rhythm sticks
paper
Finalmente, este trabalhar por séries metodicamente, recorrendo sempre aos mesmos ícones, leva a soluções formais correspondentes e que, no seu caso, indicam um crescente despojamento visual. A artista transita com naturalidade da figura para a abstração, do grafismo para a cor, da desordem para a ordem, mas sem chegar a secura ou aridez criativa. Estas constantes formais são, entre outras, a organização totêmica do espaço, a centralização que evita a dispersão, a geometrização dos signos e símbolos, a fragmentação da imagem seguida de sua reestruturação, a simetria, a organização planiforme, a intensificação da cor. Porém, esta vontade de ordem que domina claramente as pinturas aqui expostas, não apaga a aura ritualística e mágica que está na origem de seus temas e que constituem a base de sua criação plástica.
fragmentos do texto crítico de Frederico Morais para exposição do Centro Cultural Banco do Brasil, 1994
(...) her works have an almost intimate tone (even when her drawings stretch to two meters), as if they involved a minaturized narrative, a diary in which citations, thoughts, doodlings, etc., are jotted down as outlines for larger-scale works. Paintings to be seen up close, which ask to be touched by eyes so as to bring artist and viewer closer. And the theme which served to set off the creative process, without disappearing from all, divides our attention with all of that which, in the end, is part and parcel of the world of painting: doodlings, signs, letters, names, overlapping and fragments of images, incisions in matter, pasted materials, color and its values.
Finally, this working in series, methodically, always going back to the same icons, leads to corresponding formal solutions which, in her case, indicate a gradual visual stripping. The artist naturally flits from the figurative to the abstract, from the graphic to the chromatic, from disorder to order, yet without ever drying up creatively. These formal constants are, among other aspects, totemic organization in space, centralization which prevents dispersion, geometrization, intensification of color. However, this striving for order which clearly dominates the paintings exhibited here does not erase the ritualistic and magical aura which underlies her themes and constitutes the basis for her artistic creation.
fragments of the text critic Frederico Morais for the exhibition catalog of Centro Cultural Banco do Brasil , 1994
Brasil Profundo
"A pintura de Denize Torbes tem algumas características próprias, que devem ser destacadas; uma delas é sua originalidade temática, bebida na expressão gráfica indígena e transfigurada – que lhe empresta um cunho nacional, brasileiro, inconfundível – e a outra é a criação de um universo pictórico, onde as cores, as formas, a matéria, as transparências alcançam alto nível de elaboração.
Nos trabalhos mais recentes, ela acrescenta à expressão estritamente pictórica um elemento novo: textos manuscritos que são, na verdade, poemas indígenas, ou seja, oriundos do mesmo universo cultural donde derivam os outros elementos de sua pintura. São textos sobretudo para serem vistos mas que, por sua natureza literário, inserem-se magicamente na expressão visual e semântica da obra."
fragmento do artigo de Ferreira Gullar intitulado "Brasil profundo" para a revista Continente, 2009
Individuais
1988 - Galeria de Arte da Alfândega - Florianópolis, Santa Catarina
1989 - Sala Miguel Bakun, Curitiba
1990 - Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense
1991- Denize TORBES – Josef-Krainer-Haus, Graz , Áustria
1994- Centro Cultural Banco do Brasil, RJ
- Cama dos Mortos - Galeria Cândido Mendes, RJ
1998 - Face Tribal - Museu Nacional de Belas Artes, RJ
- Punhais e Pássaros - Espaço Cultural dos Correios, RJ
1999 - Lanternas Vermelhas - Conjunto Cultural da Caixa, RJ
2005 - Icones Tribales – pientures, céramiques et joailles - L’Année du Brésil
en France Musée de la Halle Saint Pierre, Montmartre, Paris
- Ícones Tribais – pinturas, cerâmicas e jóias – Casa França-Brasil, RJ
2006 - Das Origens – Casa de Cultura Laura Alvim, RJ
2008 - Denize TORBES – Galeria da LdeO&Co Mobilier et Ecodesign
Brésiliens, Paris
2009.- Kosmofonia – 3 sentidos – Verlerouvir – Centro Cultural da
Justiça Federal, RJ
Coletivas
1986- II Bienal Latinoamericana de Arte sobre Papel, Buenos Aires
1987- Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco, Recife
1990- Arte Latino-americana – Zeitgenossische, Graz, Áustria
1991- Arte Brasileira – Grenzenlose Kunst – Zeitgenossische, Graz, Áustria
- Malerei Aus Brazilien – Josef-Krainer-Haus, Graz, Áustria
1992- Mostra Beca Ciudad de México- Casa Lopez Velarde - Cidade do México,
- Coleção P&K e Dan Galeria de Arte – Graz, Áustria
1993- Jovem Arte Brasileira – Seleção Prêmio Unesco, Pinacoteca do
Estado de São Paulo
- 13º Salão Nacional de Artes Plásticas, RJ
1994- Pinturas e Desenhos – Saracini Galeria de Arte, RJ
1995- Salão de Artes Plásticas – Museu de Arte Moderna da Bahia
1996- Mostra Internacional de Miniprint – Rosário, Argentina
1997- Poemas Visitados - Espaço Cultural dos Correios - RJ
- Spectrum - Berkeley Store Gallery – California , USA
1999- Atelier 2 - Exposição Comemorativa Atelier - Guia de Artes Plásticas –
Espaço Caravelas, RJ
2000- I Mostra Internacional de Mini-gravura, Museu de Arte do Espírito
Santo
2001- Brasil Antes & Depois - Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, RJ
- Grupo PeRiGo na Toulouse - Galeria Toulouse, Rio de Janeiro
- Brasil na MUBA 2000 - Basiléia, Suíça
2002- Arte Hoje - Museu de Arte Contemporânea, RJ
- VII Circuito Internacional de Arte Contemporânea, Londres, Madri,
Lisboa, Atenas, São Paulo
2003- Grupo PeRiGo - Espaço Cultural dos Correios, RJ
- Grupo PeRiGo - Instituto Francisca de Souza Peixoto - Cataguases,
MG
2004- Acervo - Documenta Galeria de Arte, São Paulo
- Pinacoteca do Navegador - Galeria Garagem de Arte, Porto Alegre
2007- Galeria UM – DNMCA, RJ
- Seleções da Arte Contemporânea Brasileira - Comemoração aos 65 anos
da Revista Seleções do Reader’s Digest - Centro Cultural dos Correios, RJ
exposição itinerante Memorial de Curitiba, PR; Casa de Cultura Mario Quintana,
Galeria XicoStockinger, Porto Alegre, RS; Espaço Cultural Renato Russo,
Galeria Rubem Valentin Brasília.
2008 –Text-portrait – LUMAS Editions galerie S, Stuttgart
- Diálogos interpretando Machado – exposição comemorativa –
Centenário Machado de Assis ,Uni La Salle , RJ
- Zona Oculta – entre o público e o privado – Espaço Cultural Cedim e
Centro Cultural Sesc Nova Iguaçu, RJ
- Verdadeira Grandeza – Ateliê da Imagem, RJ
2009 - Coletiva 2009 – Andrea Mendes Galeria de Arte, Brasília, DF
2011 - Cor de rosa choque – Zona Oculta – Dia Internacional da Mulher – Cedim RJ
DENIZE TORBES
torbes.d@gmail.com
+55 21 94933415
Nenhum comentário:
Postar um comentário